Economistas Brasileiros
-
Ignácio Rangel
- 1. O pensamento de Ignácio Rangel
- 2. Rangel foi muito mais do que um economista
- 3. Outras influências intelectuais sobre o pensamento de Ignácio Rangel
- 4. Rangel: um autor complexo
- 5. Ignácio Rangel e sua análise sobre os Pactos de Poder comerciantes
- 6. O processo de acumulação capitalista segundo Ignácio Rangel
- 7. Rangel, a questão agrária no Brasil e a influência do pensamento de Lenin sobre a estrutura agrícola
-
Ruy Mauro Marini
Descrição do curso
Curso voltado para o estudo de grandes pensadores sobre o desenvolvimento econômico do Brasil, abrangendo as diversas vertentes desse pensamento, como o Nacional Desenvolvimentismo e a Teoria da Dependência.
Aulas com o professor Nilson Araújo sobre o pensamento econômico e político do economista Ruy Mauro Marini, um dos teóricos fundamentais da "Teoria da Dependência", muito conhecido na América Latina, pouco conhecido no Brasil, seu próprio país. Veja a chamada do professor Nilson Araújo a seguir:
As aulas com o professor Elias Jabour são uma introdução ao pensamento de Ignacio Rangel, abrangendo a formação social e a dinâmica capitalista brasileira, assim como a questão agrária e outros assuntos do processo de desenvolvimento brasileiro. Assista agora ao vídeo de chamada do professor Elias Jabour:
Categoria: Economia
Informações gerais
Conteúdo
- Ruy Mauro Marini foi um dos pensadores econômicos que desenvolveram o conceito da "Teoria da Dependência", buscando relacionar o desenvolvimento histórico do Brasil no âmbito das relações de subordinação do desenvolvimento brasileiro com as potências estrangeiras - do período colonial sob o domínio português às relações profundas com o imperialismo estadunidense. Ruy Mauro foi também militante da luta contra a ditadura militar, tendo fundado a POLOP - Política Operária - organização de esquerda intensamente perseguida pela ditadura militar de 1964. Sua obra é muito estudada em diversos países da América Latina.
- Ignácio Rangel é um dos pensadores brasileiros mais originais, a partir da sua interpretação sobre o desenvolvimento econômico e histórico do Brasil, partindo de referenciais teóricos que abrangem Friederich Hegel, Karl Marx, Friederich Engels, John Maynard Keynes e diversos pensadores brasileiros. Membro do Partido Comunista do Brasil na sua juventude, tendo participado das jornadas antifascistas da Aliança Nacional Libertadora em 1935, Inácio Rangel foi preso político durante o governo de Getúlio Vargas nos anos imediatos à fracassada insurreição da ANL. Nos anos 50, foi convidado por Getúlio Vargas para compor sua assessoria econômica, tendo sido um dos redatores dos projetos que criaram a Petrobras e a Eletrobras. Integrou posteriormente o ISEB (Instituto Superior de Estudos Brasileiros) e a CEPAL (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe, órgão da ONU). Autor de diversos livros como "A Inflação Brasileira", ""Recursos Ociosos e Política Econômica", "Economia: Milagre e Anti-Milagre", dentro outros.
Objetivo
Oferecer cursos voltados para o estudo e compreensão de temas fundamentais para o entendimento da sociedade a partir da abordagem desenvolvida pelos principais pensadores da economia política brasileira. As web aulas são desenvolvidas por professores (as), pesquisadores (as), escritores (as) especialistas nas respectivas áreas e estudiosos das obras e pensadores (as) elencados
Público-alvo
Toda e qualquer pessoa interessada em conhecer ou aprofundar seus conhecimentos sobre as grandes questões da filosofia, economia política, história e sociologia.
Metodologia
Web aulas com indicações de leituras pelos próprios professores (as) e sugestões bibliográficas referentes a cada tema para aprofundamento do estudo.
Professores
Nílson Araújo de Souza - Economista, Pós Doutor em economia pela USP , pesquisador e escritor.
Elias Jabour - graduado em Geografia pela Universidade de Sao Paulo, mestre e doutor em Geografia Humana também pela USP. Professor adjunto da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e do Programa de Pós Graduação em Ciências Econômicas. Foi assessor econômico da Presidência da Câmara dos Deputados.